GAY BLOG BR by SCRUFF

A cantora Liniker (28) foi eleita imortal na Academia Brasileira de Cultura (ABC), tornando-se a primeira trans ocupar uma cadeira na instituição. A cerimônia de nomeação, realizada na terça-feira (14) na Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, também incluiu outras 12 personalidades.

Liniker - Foto: @vinimarqu
Liniker – Foto: @vinimarqu

Nascida em Araraquara (SP), Liniker de Barros Ferreira Campos é cantora, compositora, atriz, artista visual, empresária e produtora. Em seu discurso de posse, destacou a importância de sua eleição para a diversidade e a excelência cultural do Brasil. Expressou que estar em pé no país como uma travesti preta é desafiador e sua nomeação é um marco significativo.

Liniker foi homenageada com a cadeira número 51, anteriormente ocupada por Elza Soares. A artista compartilhou a emoção desse momento nas redes sociais, ressaltando a honra e a responsabilidade de assumir tal posição. Ela agradeceu o apoio de sua família, amigos e fãs, enfatizando que este é um capítulo histórico que está sendo escrito.

Em seu Instagram, a artista escreveu: “Eu ainda nem sei o que falar com tamanha honraria que recebo. Assumir esse lugar, a cadeira 51, que foi de Elza Soares nossa eterna voz, no Brasil em que vivemos, com os recortes que perpassam meu corpo, é surreal e gigantesco. Nunca achei que seria possível ser considerada assim, por não imaginar mesmo, por ser distante. No meu peito se encontra um certo silêncio preenchido por emoção, por imaginar minha trajetória até aqui, pensando em tudo o que eu já escrevi e ainda escreverei, cantarei, interpretarei, assimilarei e construirei junto à cultura brasileira. A minha família, meus amigos, meus amores, meus fãs, a academia brasileira de cultura e toda a minha ancestralidade, obrigada. Isso não é apenas um post numa rede social. Aqui vemos a história sendo escrita junto a um mar de novas possibilidades que se abrem para tantas pessoas no Brasil. Nós estamos aqui e nós existimos”.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

A Academia Brasileira de Cultura, composta por 55 membros notáveis de diversas áreas culturais, tem como objetivo fortalecer o setor cultural no Brasil, promovendo o pensamento crítico e valorizando a memória cultural do país. Entre os novos integrantes, estão a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, Alcione, Daniela Mercury, Glória Pires, Conceição Evaristo, Viviane Mosé, Juma Xipaia, José Luiz Ribeiro, Vanessa Giácomo, Antenor Neto e Luana Xavier.

Silva & Liniker lançam EP com regravações de Djavan, Gal Costa, Rita Lee e Gilberto Gil




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente