GAY BLOG BR by SCRUFF

Transexuais e travestis que buscam alterar seus documentos, mas que não sabem como iniciar o processo, agora, dispõem de um guia prático on-line e gratuito com todas as orientações necessárias para conquistar o direito de ter o nome, até então social, registrado.

O lançamento do guia prático será realizado no dia 28 de abril (quarta-feira), às 14h, em uma live no canal da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) no YouTube.

O documento também estará disponível para consulta e download na página do órgão na internet. A iniciativa é do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), vinculado à SJDHDS, que identificou, diante das demandas diárias do Centro, a necessidade da população trans.

Secretaria de Justiça da Bahia lança guia prático para registro oficial do nome social
Secretaria de Justiça da Bahia lança guia prático para registro oficial do nome social

Com o intuito de facilitar o processo para quem mora em Salvador ou no interior, a equipe jurídica e a coordenação do CPDD-LGBT elaboraram um guia simples e direto com orientações, desde a retirada das certidões nos cartórios aptos para a realização da mudança aos detalhes necessários para a solicitação do documento.

Para o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, o acesso à informação garante a busca por direitos de maneira mais efetiva. “O acesso à informação, com qualidade e orientação básica, contribui para que a busca por direitos se dê de forma mais efetiva, promovendo ainda mais cidadania e garantindo que todos possam viver da melhor maneira possível na sociedade”, pontuou.

Márcio Queiroz, advogado e membro da equipe jurídica do CPPD-LGBT Bahia, destacou a importância do material como mais um amparo legal para transexuais e travestis na garantia de direitos, além de ser um redutor de danos, como transfobia, nas relações interpessoais.

“A retificação de prenome e gênero é a tradução do direito constitucional à identidade e à dignidade. É a padronização sob os olhos da lei da certeza identitária que há muito se consolidou na individualidade do ser trans. É a esperança de nunca mais ter que marcar o quadrado de gênero que não lhe pertence no cadastro da loja de departamento e jamais ser chamado por um nome que não lhe representa. É a conquista daqueles e daquelas que padeceram com a invisibilidade e hoje rumam a largos passos para o protagonismo social”, declarou Márcio Queiroz.

Segundo Renildo Barbosa, coordenador do CPDD-LGBT, o objetivo do guia é atingir o maior número possível de pessoas, pois, de acordo com ele, a população do interior precisa de apoio e ainda não conta com o suporte presencial do Centro.

“O nosso foco é chegar ao maior número possível de pessoas da capital e do interior. Precisamos atender essas demandas e tornar acessível políticas públicas aos trans deve ser uma prioridade, uma vez que esse público sofre diversas violências desde a juventude, por membros da família, e pela sociedade. Instrumentalizar significa também potencializar ações entre trans, no que chamamos de ação entre pares. Que seja bem utilizado e que traga felicidades a cada certidão retificada emitida”, afirmou Renildo Barbosa.

Gil Lima, assistida pelo CPDD-LGBT, celebrou recentemente a conquista da nova certidão de nascimento. “Você não tem noção da importância deste momento na minha vida e de muitas pessoas trans e travestis, que, como eu, sofrem em diversos espaços pela falta deste documento. É felicidade que não cabe em mim”, afirmou Gil Lima.

Para baixar o documento, entre neste link.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO