No próximo sábado, 30, às 21h30, a 46ª Casa de Criadores receberá o desfile-performance de Vicenta Perrotta e sua marca VP Upcycling. Em sua terceira participação no evento, a estilista propõe transformar a marca em uma plataforma para 12 novos estilistas trans.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Com o conceito de “Brasil: o país campeão mundial de travestis” o desfile se inspira numa edição do Jornal do Lampião, famosa publicação alternativa que durante a ditadura abordava como o Brasil exportava travestis para a Europa, principalmente durante os anos 1970, migração que mudou a cara de cidades como Paris e Milão.

Para contextualizar com a atualidade, a marca busca tensionar o espaço político da travesti: “o país campeão pra mim não é esse ocupado por quem humilha e envergonha a nação, que está colocando a nação na mira de um genocídio há tanto tempo. Quem nos torna campeãs é quem traz vida, e nesse lugar eu me vejo, Travesti”, conta a diretora criativa do desfile, Maria Letícia.

Vicenta Perrotta abre as portas a estilistas trans na 46ª Casa de Criadores
Travestis campeãs!

Para a realização desse desfile a VP Upcycling propôs um financiamento coletivo com a meta de 25 mil reais. Entre as recompensas estão itens de moda, sessões fotográficas e a primeira edição do jornal Travesti VIVA!, publicação com textos das principais personalidades trans da cena paulistana.

Embora não tenha atingido a meta, o desfile acontecerá. Para Vicenta Perrotta, o esforço para esse desfile acontecer é individual e coletivo “é um investimento de todes em suas carreiras pessoais e no coletivo, pensando as questões políticas do corpo dito como ‘abjeto’. Ainda segundo a estilista “nós sentimos necessidade de fazer um financiamento coletivo dessa vez, pois nós precisamos comer, se movimentar e viver”. 

A 46ª Casa de Criadores está acontecendo na Alameda Olga, 197, na Barra Funda, em São Paulo. O desfile é para convidados, entretanto, a área externa (com telão) é liberada ao público.

Casa de Criadores 46 – Dia 1

Casa de Criadores 46 – Dia 2

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.