GAY BLOG BR by SCRUFF

O livro “Contra a Moral e os Bons Costumes”, de Renan Quinalha, segue em primeiro lugar como o título mais vendido na categoria LGBTQIA+ na Amazon. A obra explora as políticas sexuais da ditadura brasileira e aborda o controle moral violento e repressivo direcionado aos grupos LGBTQIA+ nessa época.

(Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, Quinalha que é professor de direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos, comemorou o feito, “Só pra dizer que seguimos em 1ª mais vendido de títulos LGBT da Amazon”, escreveu ele em seu perfil no Facebook.

Para escrever o livro, o autor utilizou inúmeros documentos da época, como  os arquivos trabalhados pela Comissão da Verdade, para demonstrar que, apesar de ter raízes históricas mais antigas, o preconceito contra as pessoas que desafiam a heteronormatividade ganhou nova dimensão durante a ditadura militar.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

A obra também revela como se davam essas violências contra a população LGBTQIA+ – perseguição e censura a veículos como “Lampião” e “Chana com Chana”, fechamento dos pontos de encontro da comunidade, prisões, espancamentos, tortura. 

Além disso, a pesquisa de cinco anos que teve origem na tese de doutorado que Quinalha defendeu na USP em 2017, demonstra como o tão jovem movimento LGBTQIA+ conseguiu sobreviver nesse período e trilhar um caminho de conquistas de direitos fundamentais.

Gays, lésbicas e trans e foram presos, torturados, achacados, confinados em guetos. Mas o debate sobre os abusos da ditadura ainda se concentra sobre sua dimensão estritamente política e não na seara dos costumes”, disse o autor em entrevista ao jornal O Globo.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Serviço

Livro: “Contra a Moral e os Bons Costumes”;
Autor: Renan Quinalha;
Número de páginas: 416;
Disponível na Amazon aqui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)