GAY BLOG BR by SCRUFF

Frente a um contexto em que discutir questões de gênero no âmbito escolar gera muito debates, o Prof. Dr. Ronaldo Alexandrino lança o livro “A Suposta Homossexualidade“. No próximo domingo (22),  na Livraria Marins Fontes, em São Paulo, o autor fará uma tarde de assinaturas, das 15h às 18h.

(Foto: Divulgação)

O livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2006 e 2009 na Faculdade de Educação da Unicamp, sob orientação da Profª Drª Ângela Soligo. O estudo, de acordo com Alexandrino, foi o primeiro da América Latina, e o único em território nacional até hoje, que conseguiu efetivar uma prática de formação de professores, dentro do ambiente escolar, a partir da temática da homossexualidade.

Daí a atualidade e originalidade da obra, uma vez que estudos como este não tiveram possibilidade de efetivação considerando o contexto de negação da temática que foi criado a partir de prerrogativas perversas socialmente, como as polêmicas da ideologia de gênero e o “kit gay”, por exemplo”, pontua Alexandrino

A Suposta Homossexualidade” pode ser considerada, inclusive, um marco atemporal nos estudos de gênero e formação de professores, pois além de inovar teoricamente explicitando o conceito de homossexualidade como criação cultural, e, portanto uma representação social, apresenta uma proposta efetiva de formação de professores que pode servir como parâmetro na elaboração de novas práticas formativas desde então”, acrescenta o autor.

A publicação do livro ocorre 12 anos após a finalização da pesquisa, pois foi negada por diversas editoras nacionais nesse período, segundo Alexandrino. “Sua visibilidade hoje, portanto, se caracteriza como um ato de resistência aos discursos negacionistas de tais reflexões. Esse livro, certamente, é um indicativo de possibilidades de mudança em nosso contexto social. Além disso, explicita que é possível problematizar as discussões voltadas à homossexualidade no espaço escolar e assim criar possibilidades de se minimizar as práticas homolesbotransfóbicas socialmente”, comemora o autor.

(Foto: Divulgação)

Serviço

Lançamento livro “A Suposta Homossexualidade”, de Ronaldo Alexandrino

Quando: Domingo, 28 de maio, das das 15h às 18h;
Onde: Livraria Marins Fontes – Avenida Paulista, 509  – São Paulo;

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

*O livro está disponível para compra no site da Editora Appris ou em qualquer livraria nacional de sua preferência

(Foto: Divulgação)



GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente