GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

A Suprema Corte dos EUA manteve válida, nesta segunda-feira (7) a política de escolas públicas do estado do Oregon que permite a estudantes transexuais usar banheiros e vestiários de acordo com o gênero com o qual se identificam, informa a agência AFP.

A corte, que tem seis juízes conservadores de um total de nove magistrados, não explicou porque rejeitou a apelação de um grupo de pais que moveu a ação em 2017, pedindo que a política fosse invalidada. Segundo os pais, os banheiros inclusivos violam seus direitos de “direcionar a educação de seus filhos”, assim como o direito à “privacidade corporal” e à liberdade religiosa.

Os juízes mantiveram  a decisão de instâncias inferiores que também rejeitaram o caso visando “evitar a discriminação e garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes transgênero”.

Reprodução

Em 2016, o então presidente Barack Obama emitiu uma diretriz pedindo ao sistema de educação pública que permitisse aos estudantes usarem banheiros e vestiários compatíveis com suas identidades de gênero.

Quando Donald Trump chegou ao poder, entretanto, o governo federal retirou essa orientação e deixou a decisão a cargo dos tribunais distritais e estaduais.

Assim, estados mais conservadores aprovaram leis que obrigam alunos a usarem banheiros segundo seu gênero biológico, enquanto outros continuaram seguindo a diretriz de Obama.

“A Suprema Corte reafirma que os jovens transgênero não são uma ameaça para os outros estudantes”, disse o advogado Chase Strangio, vice-diretor de justiça para transgêneros na União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU). “Continuaremos a lutar nos tribunais, nas legislaturas e em nossas famílias e comunidades para garantir que todas as pessoas trans se sintam seguras e pertencentes.”

“Essa [petição] foi uma bagunça, mas haverá mais. Os estados estão se preparando para aprovar leis ainda mais perigosas para as pessoas trans”, acrescentou Strangio, no Twitter.




Este artigo também está disponível em: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.