GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

O mergulhador Matthew Mitcham (32), conhecido por ser o primeiro atleta olímpico abertamente gay a conseguir a medalha de ouro quebrando um recorde mundial, concedeu uma entrevista ao canal BBC Sport dizendo que sua orientação sexual levou a muitos momentos de sofrimento e que ele “treinava” para ser hétero.

“Eu tinha tanto medo [de ser gay] que eu amarrava um elástico em volta do meu pulso e toda vez que eu tinha um pensamento gay eu puxava para associar dor e sofrimento com pensamentos gays. Treinando a mim mesmo para não ser gay” – disse à BBC Sport“Me sentia preso por não conseguir ser eu mesmo autenticamente. Eu não queria admitir que eu enganei pessoas e menti por tanto tempo, me sentindo alienado.”

“O mergulho acabou se tornando muito sombrio e acabou permeando por toda a minha vida. Eu realmente odiava, mas eu sabia que eu tinha uma chance especial, então continuei seguindo, efetivamente no piloto automático” – continuou o atleta.

Atleta que “treinava” agir como hétero se punia a cada vez sentia atração por homens
Reprodução

Mitcham também conta que ele teve problemas com sua mãe, que era muito negligente e sofria com problemas de saúde mental. Eventualmente ele entrou no mundo do álcool e das drogas para procurar “alívio, válvula de escape, e uma forma de desligar o cérebro por algumas horas, mas continua escalando”.

Ele parou de nadar aos 18 anos, mas acabou voltando aos 20 quando teve uma oportunidade de competir nas olimpíadas de Beijing. Naquele período ele cortou tudo que não fazia bem para a saúde, não só álcool e drogas, mas também fast-food e outros. Foi aí que em 2008 ele conseguiu a medalha citada anteriormente, sendo que ele saiu do armário em uma entrevista antes da competição.

“Houve outros medalhistas olímpicos desde então, e meu recorde será superado um dia, mas ninguém vai poder tirar o fato de que eu fui o primeiro homem abertamente gay que foi um campeão olímpico” – disse – “Foi um dos sentimentos mais incríveis e minha conquista que mais me dá orgulho”. 

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".