GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma das ações comerciais mais caras da televisão brasileira é aquele comercial exibido eventualmente logo após a escalada (anúncio das manchetes) do Jornal Nacional, escreve Jeff Benício, no Terra.

No sábado (12), o espaço foi ocupado por um vídeo de 3 minutos do Bradesco, com foco na desesperança trazida pela pandemia de covid-19 e na importância de recuperar a fé em relação ao futuro. O banco adotou o slogan “Em 2021 volte a brilhar”.

A cena lembra sequência semelhante vista no comercial de fim de ano da Natura. A produção mostra dois homens — um branco e um negro — no momento do ‘sim’ no casamento. “Estão preparados para continuar a vida, agora um ao lado do outro, com respeito, com amor?”, pergunta a cerimonialista. Emocionados, os jovens sorriem e se abraçam. O negro sussurra “te amo” no ouvido do companheiro.

As duas peças publicitárias pró-comunidade LGBT+ não suscitaram, a princípio, numerosas reações contrárias nas redes sociais, diferentemente do ocorrido em maio de 2015, quando um comercial de Dia dos Namorados de O Boticário gerou ataques homofóbicos e mobilização conta a marca de cosméticos e perfumes.

Reprodução

O filme mostrava a troca de presentes de casais de várias configurações, incluindo duas lésbicas e dois homossexuais masculinos. Telespectadores conservadores protestaram imediatamente. O caso foi parar no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão ‘absolveu’ a empresa de cosméticos pela propaganda com gays por não identificar nada ilícito contra os consumidores e a concorrência.

De acordo com a pesquisa Todxs, feita pela ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e a Heads Propaganda, os LGBT+ são vistos em apenas 1,3% dos comerciais de TV e principais posts publicitários no Brasil e os negros também continuam a ser minoria na publicidade.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.