GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma das ações comerciais mais caras da televisão brasileira é aquele comercial exibido eventualmente logo após a escalada (anúncio das manchetes) do Jornal Nacional, escreve Jeff Benício, no Terra.

No sábado (12), o espaço foi ocupado por um vídeo de 3 minutos do Bradesco, com foco na desesperança trazida pela pandemia de covid-19 e na importância de recuperar a fé em relação ao futuro. O banco adotou o slogan “Em 2021 volte a brilhar”.

A cena lembra sequência semelhante vista no comercial de fim de ano da Natura. A produção mostra dois homens — um branco e um negro — no momento do ‘sim’ no casamento. “Estão preparados para continuar a vida, agora um ao lado do outro, com respeito, com amor?”, pergunta a cerimonialista. Emocionados, os jovens sorriem e se abraçam. O negro sussurra “te amo” no ouvido do companheiro.

As duas peças publicitárias pró-comunidade LGBT+ não suscitaram, a princípio, numerosas reações contrárias nas redes sociais, diferentemente do ocorrido em maio de 2015, quando um comercial de Dia dos Namorados de O Boticário gerou ataques homofóbicos e mobilização conta a marca de cosméticos e perfumes.

Reprodução

O filme mostrava a troca de presentes de casais de várias configurações, incluindo duas lésbicas e dois homossexuais masculinos. Telespectadores conservadores protestaram imediatamente. O caso foi parar no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão ‘absolveu’ a empresa de cosméticos pela propaganda com gays por não identificar nada ilícito contra os consumidores e a concorrência.

De acordo com a pesquisa Todxs, feita pela ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e a Heads Propaganda, os LGBT+ são vistos em apenas 1,3% dos comerciais de TV e principais posts publicitários no Brasil e os negros também continuam a ser minoria na publicidade.




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.