GAY BLOG BR by SCRUFF

Na manhã da última segunda-feira, 04, o Casarão da Diversidade iniciou as atividades em Salvador e apresentou a equipe responsável pelas ações do primeiro semestre de 2021, administrado pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). A gestão é fruto de um termo de colaboração para execução dos serviços do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

Casarão da Diversidade (Foto: Michele Brito / Ascom SJDHDS)
Casarão da Diversidade (Foto: Michele Brito / Ascom SJDHDS)

A atividade contou com a presença de Gabriel Teixeira, coordenador do Núcleo LGBTQIA+, que apresentou o plano de ação e ressaltou a importância da vinda da IBCM nessa parceria para fortalecer as políticas públicas para população LGBTQIA+ na Bahia.

Para Renildo Barbosa, coordenador do CPDD, é preciso fortalecer as ações do Casarão e chegar a espaços como as periferias, realizar o monitoramento das violências denunciadas e praticadas na internet, além de apresentar à população um equipamento público completo para atender às demandas das pessoas LGBTQIA+.

“Vamos fortalecer nossas ações nos diversos espaços e buscar atender a todas as demandas com nossa equipe, do jurídico ao serviço social. As demandas são grandes, e nosso empenho será maior e com foco nas necessidades da nossa população”, sinalizou Barbosa.

Equipe do CPDD-LGBT (Foto: Genilson Coutinho)
Equipe do CPDD-LGBT (Foto: Genilson Coutinho)

No local, funciona o Centro de Promoção e Defesa dos Diretos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD), que oferta serviços como o acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, encaminhamentos à rede de serviços diversos, como saúde e assistência social, além do acompanhamento prestado por profissionais de psicologia, direito e pedagogia.

O centro atua ainda na articulação com outras estruturas estaduais e municipais em questões de educação, qualificação e empregabilidade do público LGBTQIA+, a exemplo do projeto Corre LGBT, fruto da parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre). A ação realiza emissão de documentos de trabalho com nome social e faz o encaminhamento para qualificação, além de intermediação de mão de obra com o mercado de trabalho. O corpo profissional da unidade também é formado pelo público prioritário do centro.

Renildo Barbosa, coordenador do CPDD-LGBT (Foto: Genilson Coutinho)
Renildo Barbosa, coordenador do CPDD-LGBT (Foto: Genilson Coutinho)

“Hoje iniciamos novos desafios com a experiência da IBCM nesta parceria com a Secretaria, que será sem dúvida muito importante para atendermos às demandas da população LGBTQIA+ e fortalecer o compromisso do Casarão desde a sua criação, em 2015. A Secretaria reafirma seus objetivos na construção de melhorias para a comunidade LGBTQIA+”, pontuou Gabriel.

O CPDD ainda acolhe as demandas registradas pelo Disque 100, serviço que registra denúncias de direitos humanos em todo o país. O estudo e a avaliação dos dados são utilizados na formulação de políticas públicas e orientação das ações da SJDHDS. Funciona no local, também, o PreParaSalvador, ação sob responsabilidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que atua na pesquisa e prevenção em relação às HIV/Aids para o público jovem.

SERVIÇO

Casarão da Diversidade
Serviços, ações e iniciativas de cidadania e proteção da população LGBTQIA+
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua do Tijolo, nº 8, Pelourinho – Salvador – Bahia

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

1 COMENTÁRIO