A Cultura LGBT+ foi declarada Patrimônio Imaterial Cultural de Uberaba (MG), segundo o site G1. Conforme o decreto publicado no Porta-Voz do dia 21 de outubro, “as manifestações culturais dessa comunidade são uma forma de pertencimento social, além de se traduzirem em lutas por resistência e existência”.

GAY BLOG BR by SCRUFF

O registro é de responsabilidade da Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), organizado pela historiadora Maria Aparecida Manzan, a cientista social Lucimira Reis e a chefe de Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Maria Thereza Oliveira.

Ainda segundo o decreto, em Uberaba, a cultura LGBT+ está presente em diversas manifestações, como Parada de Orgulho LGBT+, que envolve cerca de 20 mil pessoas anualmente e é realizada desde 1989; o Bloco da Maria Giriza, que desfila há 31 anos no carnaval uberabense e é ocupado pelas diversas identidades sexuais; o concurso Miss e Mister LGBT+; e a presença das drag queens em Uberaba desde a década de 1950, consideradas “personas carregadas de signos políticos e culturais”.

Freepik

O dossiê que registra o histórico desse patrimônio imaterial será encaminhado em novembro para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG). O registro, assim como demais trabalhos de salvaguarda e tombamento realizados pelo Sempac, faz com que o percentual do ICMS Cultural de Uberaba cresça. Essa avaliação, feita pelo Iepha, é revertida em recursos para a cidade.

Segundo a idealizadora do projeto, a cientista social Lucimira Reis, o decreto é um marco para a cidade.

“Faz com que sejamos inseridos socialmente com toda a nossa história antropológica e abre portas para que isso seja feito em outros lugares de Minas Gerais e do Brasil. A cultura LGBT+ já faz parte do imaginário popular e está imersa tanto na linguagem quanto nas expressões artísticas e políticas. Cultura para o LGBT+ também é resistência”, afirmou.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.