GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste dia 26 de agosto, foi lançada a Delegacia da Diversidade Online, visando atender denúncias de práticas homotransfóbicas em todo o estado de São Paulo. O registro de ocorrência pode ser feito na página oficial da Polícia Civil ou presencialmente pela unidade específica na capital paulista e nas unidades do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) em todo o estado.

“O novo modelo é muito mais simples, prático e não demanda conhecimento jurídico da vítima para classificar a ocorrência por tipo de delito”, diz o coordenador estadual de políticas para a diversidade sexual Marcelo Gallego.

“Os questionamentos iniciais foram idealizados para facilitar e orientar a vítima sobre o tipo de violência que ela sofreu. Depois de detalhar a ocorrência, a vítima insere os dados pessoais e as informações do agressor, se possuir, e as provas, quando disponíveis O processo de preenchimento é o mesmo já adotado para os outros crimes da delegacia eletrônica. Adaptados, contudo, às peculiaridades dos Delitos de Intolerância ou Discriminação”, continua.

Estado de SP cria delegacia online especializada em delitos de intolerância
Reprodução

As DEICs regionais passam a investigar crimes relacionados à raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual ou identidade de gênero. Na capital, a investigação será feita pela 2ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais, contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância, vinculada ao DHPP.

O delegado-geral da polícia, Ruy Ferraz, foi montada uma equipe para atender exclusivamente ao novo serviço de investigação. São 26 policiais com com quatro viaturas à disposição e os agentes recebem treinamento sobre o tema diversidade.

“Nós temos treinamento específico para esses casos e estamos treinando todos os policiais do interior para que atendam com a dignidade que a vítima merece”, enfatizou.

Essa equipe vai ficar responsável por tomar as providências necessárias das ocorrências registradas na capital paulista pelo sistema eletrônico ou presencial. No restante do estado, as investigações serão conduzidas pelos Deics.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"