Um estudo divulgado pela revista científica Nature Communications aponta para uma possível função vital que justifica a cópula entre animais do mesmo sexo. Conforme a tese dos pesquisadores, em espécies sociais, essa prática pode desempenhar um papel importante na formação e na manutenção de laços sociais positivos.

Os cientistas conduziram uma análise abrangente de casos documentados de cópula entre animais do mesmo sexo em diferentes espécies e a correlacionaram com a árvore evolutiva e outros comportamentos. Descobriram que essa prática evoluiu de maneira independente em várias espécies e é tão comum entre machos quanto entre fêmeas.
Um aspecto desse estudo é que o coito entre machos parece ter uma associação significativa com a presença de adulticídio (conflitos fatais entre animais maduros). Isso sugere que a cópula entre machos pode desempenhar um papel na mitigação de interações violentas.
No entanto, os pesquisadores também enfatizam que esse é apenas um dos fatores possíveis na evolução desse comportamento, e mais estudos são necessários para obter um entendimento mais completo. Além disso, o estudo aponta que a cópula entre animais do mesmo sexo é particularmente comum em primatas, incluindo lêmures, macacos, bonobos e chimpanzés. Embora os seres humanos compartilhem uma proximidade evolutiva com esses primatas, os cientistas afirmam que são necessárias pesquisas adicionais para compreender a evolução da sexualidade humana.
No entanto, esse estudo oferece uma visão mais profunda de como o comportamento homossexual é uma parte natural da diversidade sexual no reino animal, destacando a complexidade da evolução e a natureza natural dessas interações.
Como observou o pesquisador José Gómez, em entrevista, à VEJA, “nós, humanos, somos animais, e seria estranho se o nosso comportamento [sexual], como muitas outras características, não tivesse sido, pelo menos parcialmente, moldado pela seleção natural.”
Casal de gay de pinguins, juntos há três anos, preparam ninho para adotar novo filhote
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.