This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Morreu na manhã desta sexta-feira (23), aos 73 anos, a cantora e transformista carioca Jane di Castro, aos 73 anos. A causa da morte divulgada pela imprensa foi um câncer de fígado.

Segundo informações do jornal O DIA, Jane foi casada por 47 anos com Otávio Bonfim e uma das defensoras na luta dos direitos da comunidade LGBTQI+.

Ao lado de grandes nomes da cena gay como Rogéria, Camille K, Eloína dos Leopardos e Brigitte de Búzios entre outras, estreou o espetáculo Divinas Divas em 2004, que ficou em cartaz por 10 anos. O espetáculo relembrava a trajetória de travestis e transformistas de Copacabana – história que pode ser vista em documentário homônimo de Leandra Leal.

Jane di Castro foi vítima de um câncer, aos 73 anos / Foto: Revista JP

INSPIRAÇÃO DE NOVELA

Jane está no ar na reprise da novela “A Força do Querer”, da TV Globo. Na história de Glória Perez ela é uma transformista que, ao lado do ator Silvero Pereira, faz shows como Elis Miranda, inspirada em Jane, informa o jornal Extra.

Durante uma entrevista, na época, Jane se sentiu feliz em poder participar da novela e defender as causas LGBTQ+. “Minha geração abriu caminho, apanhou nas ruas. Vamos falar do preconceito que os trans sofrem em uma novela. Isso é um evento para as transexuais e um debate importantíssimo”, declarou.

Também ao Extra, Silvero disse nesta sexta que conheceu Jane no Divinas Divas, e que pediu à Glória Perez que a personagem da novela fosse inspirada na transformista.

“Eu falei imediatamente para ela que fosse a Jane, porque a Rogéria já tinha um grande espaço na mídia. Eu também já tinha ficado encantado com ela cantando Edith Piaf, no Teatro Rival. Eu já tinha um desejo gigantesco de me aproximar dela”, contou o ator.

A reportagem do Gay Blog conversou com Jane no último dia 5 para marcar uma entrevista. Ela disse ser impossível, porque se recuperava de uma cirurgia.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.