GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

A Igreja Metodista Colombiana de Bogotá, capital da Colômbia, tem um pastor cristão assumidamente gay que “prega” a palavra de Deus e realiza trabalho social pelas populações com diferentes orientações sexuais.

A bandeira de Jhon Botia Miranda, 31, é que todas as pessoas se governem e por isso, todos os domingos, sem falta, ele abre as portas de sua congregação para falar de respeito e tolerância.

Em diálogo com o jornal El Tiempo, Botia Miranda afirma que o cristianismo virou uma lista em que “dizem: ‘não beba, não fume, não jogue (faça sexo), não vista'”. O pastor diz que luta para fazer valer a liberdade que Jesus nos deu.

Botia Miranda, gay e pastor em Bogotá/ El Tiempo

Controvérsia

Seu “pastorado” tem sido alvo de controvérsia, polêmica e comentários positivos e negativos. Botia Miranda nasceu em Villavicencio e diz que nunca pensou em ser pastor e que sempre se imaginou morar de construir casas e buscar água para o benefício dos mais necessitados, queria ser missionário. No entanto, a vida se encarregou de mostrar a ele que seu plano era com as missões, mas do púlpito.

O pastor diz que começou sua “vida cristã” aos 13 anos e se juntou à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como a igreja dos Mórmons. Lá, segundo Botia, ele esperava encontrar um “lar espiritual” que o aproximasse de Deus e lhe permitisse “viver sua fé”.

Quando estava prestes a completar 20 anos, Jhon mudou-se para Bogotá e um paradoxo se criou em sua vida: a igreja que frequentava era muito conservadora e ele tinha uma “complicada luta interna”.

Ele conta que começou a questionar se era o único homossexual que acreditava em Deus e, para resolver seu mistério, decidiu criar um grupo de cristãos que falaria sobre suas vidas. Nesses espaços ele conheceu seu atual companheiro que o convidou para a Igreja Metodista que ele atualmente “pastoreia”.

El Tiempo



Este artigo também está disponível em: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.