This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

A Igreja Metodista Colombiana de Bogotá, capital da Colômbia, tem um pastor cristão assumidamente gay que “prega” a palavra de Deus e realiza trabalho social pelas populações com diferentes orientações sexuais.

A bandeira de Jhon Botia Miranda, 31, é que todas as pessoas se governem e por isso, todos os domingos, sem falta, ele abre as portas de sua congregação para falar de respeito e tolerância.

Em diálogo com o jornal El Tiempo, Botia Miranda afirma que o cristianismo virou uma lista em que “dizem: ‘não beba, não fume, não jogue (faça sexo), não vista'”. O pastor diz que luta para fazer valer a liberdade que Jesus nos deu.

Botia Miranda, gay e pastor em Bogotá/ El Tiempo

Controvérsia

Seu “pastorado” tem sido alvo de controvérsia, polêmica e comentários positivos e negativos. Botia Miranda nasceu em Villavicencio e diz que nunca pensou em ser pastor e que sempre se imaginou morar de construir casas e buscar água para o benefício dos mais necessitados, queria ser missionário. No entanto, a vida se encarregou de mostrar a ele que seu plano era com as missões, mas do púlpito.

O pastor diz que começou sua “vida cristã” aos 13 anos e se juntou à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como a igreja dos Mórmons. Lá, segundo Botia, ele esperava encontrar um “lar espiritual” que o aproximasse de Deus e lhe permitisse “viver sua fé”.

Quando estava prestes a completar 20 anos, Jhon mudou-se para Bogotá e um paradoxo se criou em sua vida: a igreja que frequentava era muito conservadora e ele tinha uma “complicada luta interna”.

Ele conta que começou a questionar se era o único homossexual que acreditava em Deus e, para resolver seu mistério, decidiu criar um grupo de cristãos que falaria sobre suas vidas. Nesses espaços ele conheceu seu atual companheiro que o convidou para a Igreja Metodista que ele atualmente “pastoreia”.

El Tiempo

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.