This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Mão de um homem gay, a psicóloga baiana Olivia Bustani criou um projeto para ajudar os pais a compreender e aceitar a identidade de gênero e orientação sexual dos filhos. O nome do trabalho de acolhimento, escuta e troca de experiências é “Filhos fora da caixa, pais fora do armário”. As informações são do jornal A Tarde.

Os encontros são virtuais, por conta da pandemia. A psicóloga dialoga com os familiares para entender suas angústias e fazê-los perceber que a aceitação do filho é a única forma de tê-lo “por inteiro”, explicou Olívia ao jornal.

“Me dá uma felicidade muito grande ver a evolução dessas mães e pais, como eles estão se libertando e vendo seus filhos com outros olhos”, contou.

Experiência pessoal

Olivia diz que a experiência em casa a fez perceber que ela achava que compreendia as questões de orientação sexual e identidade de gênero, mas, na realidade, não entendia.

Quando seu filho, o ator Vinícius Bustani, assumiu-se gay, ela tomou um susto e disse apoiá-lo em suas escolhas. “Então ele me disse: ‘Essa é a primeira coisa que você vai ter que aprender, mãe, não é uma escolha. Ninguém escolhe ser gay’. A partir daí nós começamos todo um diálogo e pude ter a clareza do quanto eu era ignorante, de desconhecimento sobre o assunto”, comentou a psicóloga.

”Ele, como ator, fez a peça ‘Criança ferida ou de como me disseram que eu era gay’ para dialogar com o público. Depois disso passei a perceber também como muitos jovens sofrem com esta questão e, a partir daí, fui me interessando e vendo como é libertador a gente compreender e amar o filho da gente por inteiro”, Olivia disse.

Para mais informações sobre o projeto ‘Filhos fora da caixa, pais fora do armário’, acesse o Instagram da psicóloga: @oliviabustani.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.