GAY BLOG BR by SCRUFF

A Alemanha vai indenizar 250 pessoas LGBTs que foram afetadas de algum modo pela era nazista durante a segunda guerra mundial. De acordo com a agência de notícias Euro News, foram pagos um total de  €860 mil (cerca de 5,305 milhões de reais), e outros 14 pedidos ainda estão sendo avaliados. As informações são da revista Marie Claire.

A homossexualidade era incompatível com a ideologia nazista por não “permitir a reprodução” para perpetuação da raça superior. Durante o holocausto, muitos LGBTs foram enviados aos campos de concentração e a estimativa é que cerca de 5 a 15 mil foram mortos.

Nessa época, havia experimentos para “corrigir a orientação sexual”, conhecido hoje como “cura gay“. Muitos homens e mulheres trans (ambos categorizados como gays) foram castrados, outros sofriam doses muito altas de hormônios masculinos para uma tentativa de “virilização” e outros tantos foram forçados a ter relações sexuais com “prostitutas”, que eram mulheres prisioneiras, geralmente lésbicas.

Além disso, os homens gays também eram agredidos pelos guardas alemães e perseguidos também por outros prisioneiros. Os gays eram categorizados com um triângulo rosa que muitos soldados utilizavam como alvo de prática de tiro.

Visando reparação histórica, Alemanha indenizará LGBTs condenados durante nazismo
Foto: DW

Já as lésbicas também sofriam “correção” dos soldados nazistas através do estupro e da gravidez forçada e, durante esse período, muitos gays e lésbicas se uniam para forjarem casamentos para não serem pegos pelos nazistas.

Os que aparentavam estarem “curados da homossexualidade”, que supõe-se que eram gays que fingiam ter se convertido para héteros, eram enviados para uma divisão militar para combater os russos. Os que “não apresentavam sinais de melhoras” eram classificados como “homossexuais crônicos” e permaneciam nos campos de concentração.

Com o fim da guerra em 1945, vários grupos que sofreram com o holocausto tiveram reparação do governo, mas as leis anti-homossexuais dos nazistas não foram suprimidas e muitos gays continuaram sendo condenados pela Alemanha.

Foi só em 1969 que houve a descriminalização da homossexualidade e apenas em 2017, 72 anos depois do fim da segunda guerra, que as condenações foram anuladas e houve  pagamentos a esses grupos.

Reprodução

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"