GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

A coluna SCRUFF Responde recebeu novas perguntas após a publicação do artigo com respostas a leitores sobre circuncisão e falta de sensibilidade. Gentilmente, o médico urologista Leonardo Lins aceitou o convite para esclarecer sobre postectomia e prepúcio.

Médico esclarece leitores sobre postectomia e prepúcio
Reprodução

Eu tenho prepúcio um pouco grande, há possibilidade de ficar muito úmido nessa região e eu ter algum tipo de doença? Eu li que podemos adquirir candidíase. É verdade?

Indivíduos não circuncidados e que possuem o prepúcio cobrindo totalmente ou parcialmente a glande, podem sim, apresentar um ambiente local mais quente e úmido. Calor e umidade são fatores de risco para o desenvolvimento de infecções causadas por fungos. Logo, para estas pessoas a dica é sempre após o banho ou após urinar expor a glande e secar bem.

Não sou circuncidado e apresento muita sensibilidade a ponto de ser doloroso o ato sexual. Como posso resolver isso?

Neste caso é preciso avaliar exatamente o porquê da dor durante o sexo. Pode ser por hipersensibilidade genital, mas podem ter outras causas associadas, como, por exemplo, o freio do prepúcio curto. Em ambas a postectomia (cirurgia de remoção do prepúcio) pode ajudar. No entanto, a avaliação do urologista é essencial no diagnóstico e condução do tratamento.

Como recuperar a sensibilidade da glande para quem fez a postectomia?

Após a postectomia ocorre um processo de queratinização que torna a mucosa da glande menos fina, portanto, menos sensível. Este processo é irreversível e não conseguimos impedir. Vale lembrar que o fato da mucosa da glande está mais grossa e exposta, a protege de inflamações crônicas locais, além de diminuir a reincidência de algumas infecções como, por exemplo, HPV e herpes genital. Sendo assim, uma boa conversa com o urologista antes da cirurgia se faz necessário para gerenciar as expectativas do paciente e o informar adequadamente. Uma forma de tentar aumentar a sensibilidade é através de géis tópicos que esquentam ou esfriam na região, desses que se compra em sexshop ou pela internet.

Dr. Leonardo Lins no Instagram: @urologia_diversidade

Confira o artigo anterior, onde Dr. Lins fala esclareceu dúvidas de circuncisão e falta de sensibilidade.

This article is also available in: English Español