GAY BLOG BR by SCRUFF

A primeira coronel transexual da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Maria Antônia, de 60 anos, lançou um livro contando sua história como mulher trans, no último mês de julho. Na obra, além de falar de suas experiências, ela dá orientações sobre transição de gênero, cirurgias e aborda a relação de médicos com pacientes LGBTQIA+.

De acordo com a reportagem do portal Metrópoles, a tenente-coronel aposentada da PMDF é a primeira da corporação e a única do país a chegar a tal patente. Intitulado “Memórias da Primeira Coronel Trans do Brasil”, o livro de Maria Antônia está disponível em plataformas digitais, para Android (Google Play) e iOS (Books).

Maria Antônia (Foto: Reprodução)

O livro não se limita à biografia de Maria Antônia e sobre os processo de transição. “[…] Passa por temas que muitas vezes as pessoas não gostam de falar/ouvir, como, por exemplo, a questão com a religião. Já estudei diferentes versões da Bíblia e fiz todo um caminho de estudos, então tem esse contexto teológico também”, pontua a coronel.

A ideia do livro é ampliar informações sobre assuntos relacionados à transexualidade para além da comunidade LGBTQIA+. “É destinado também para amigos, tios, mães, pais, irmãos, filhos de pessoas LGBT. É uma mensagem com um convite para a abertura da mente, para que todos tenham uma visão que enxergue o próximo”, destaca.

Capa do livro (Foto: Reprodução)

Maria Antônia está na reserva remunerada desde 2006 e mora em um sítio no interior do Rio Grande do Sul. A oficial passou por uma série de intervenções cirúrgicas nos últimos quatro anos, logo após deixar a Polícia Militar.

Em outubro deste ano ela fará a cirurgia de redesignação sexual, que prefere chamar de “cirurgia de afirmação de identidade de gênero”. A transição é um processo. Cada pessoa trans tem um ritmo próprio, uma realidade própria e isso tem que ser respeitado”, finaliza ela.

Maria Antônia (Foto: Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)