GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Em 1921, ocorreu o “Primeiro Congresso para a Reforma Sexual”, organizado pelo sexólogo Magnus Hirschfeld, que lançou as bases para a fundação da “Liga Mundial para a Reforma Sexual” em 1928. Quase cem anos depois, Roma recebe o “Outside In”, obra dedicada à drag queen La Karl Du Pigné – ativista ícone do movimento LGBT na Itália. 

painel
Yourban2030 – reprodução

Inaugurado no final do ano passado, Outside In é o primeiro mural antifumaça (neutraliza a poluição de automóveis) criado pela artista holandesa JDL (Judith De Leeuw) como um tributo à diversidade. Considerado o maior mural eco-friendly da Europa, a obra possui 250 metros quadrados e é o debut de uma série de murais que serão feitos ao ar livre com uma tinta que “consome” fumaça.

O projeto, nascido de uma colaboração entre Itália, Estados Unidos e Holanda, é liderado pela Yourban2030, uma organização italiana sem fins lucrativos comandado por Veronica De Angelis. 

Yourban2030 – reprodução – JDL artista

Ao olhar a magnífica imagem, alguns podem acreditar que se trata de um casal hétero, entretanto JDL esclarece: “O mural retrata uma mulher que se olha no espelho e vê um homem em seu reflexo. Me senti honrada por estar envolvida na reflexão sobre um trabalho dedicado à identidade de gênero em Roma. Meu objetivo era traduzir e ‘explodir’ essa emoção usando o mural – a luta para aceitar quem você é”, afirma a artista.

Yourban2030 – reprodução

Para Frank Ferrante, cofundador da Yourban2030, “Outside In” é uma missão nascida em Stonewall que continua juntamente com a de proteger o meio ambiente, sendo uma obra de arte destinada a aumentar a consciência, alimentar a esperança e o orgulho de todos.

O mural Outside In está exposto no bairro de San Paolo, em Roma, e os realizadores planejam levar a proposta do projeto a outros países, inclusive o Brasil.

Tinta ecológica reduz a poluição

Patenteada em mais de 50 países com 19 certificações internacionais, Airlite é uma tecnologia incorporada a uma tinta mineral de forma totalmente natural, portanto, sem recurso a substâncias químicas ou biocidas. Graças à energia da luz e à presença de umidade no ar, cria-se uma barreira de oxidantes que decompõem as substâncias orgânicas nocivas, transformando-as em substâncias inofensivas.

foto
Yourban2030 – reprodução

Suas propriedades antibacterianas e antivirais também combinam a capacidade de reduzir poluentes tóxicos no ar, como óxidos de nitrogênio (NOx) e perigosos compostos orgânicos voláteis (VOCs), incluindo formaldeído – características tão únicas que, em 2019, as Nações Unidas indicaram oficialmente Airlite como uma das das 4 inovações que podem fazer a diferença no combate à poluição atmosférica do planeta.

Yourban2030 – reprodução

Colaborou com esta matéria a cantora Gala.

Para colaborar com o projeto, clique aqui.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.