This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Diante das “tendências preocupantes” de homofobia, a Comissão Europeia apresentou, nesta quinta-feira (12), um plano de combate à discriminação e ao ódio contra as pessoas LGBT+. O objetivo é o de reforçar os direitos dos casais do mesmo sexo, informa a AFP.

Segundo uma pesquisa de 2019 realizada pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero aumentou na UE: 43% das pessoas LGBT+ dizem que se sentem discriminadas, em comparação com 37% em 2012.

“Estamos vendo progressos em alguns Estados-membros. Por exemplo, muitos reconhecem legalmente casais do mesmo sexo”, disse a vice-presidente da Comissão, Vera Jourova, em uma entrevista coletiva.

A Comissão Europeia irá propor o reconhecimento mútuo entre os Estados-membros dos direitos parentais dos casais do mesmo sexo.

Reprodução

“Não é aceitável que seu filho deixe de ser seu filho quando você atravessa a fronteira”, disse à agência Vera Jourova.

Ela afirmou que 21 Estados-membros reconhecem uma forma de união entre pessoas do mesmo sexo e que apenas uma parte deles reconhece a possibilidade de adoção de uma criança para esses casais.

Uma legislação europeia para o reconhecimento mútuo dos direitos dos pais exigiria, no entanto, a unanimidade dos Estados-membros.

O Executivo europeu também quer endurecer a luta contra discursos de ódio e crimes contra a comunidade LGBT, propondo que medidas sejam especificamente previstas nos tratados. Tal inclusão poderia então levar aos Estados-membros a obrigação de punir esses crimes.

A comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, também condenou as chamadas “terapias de conversão”, que visam a mudar a orientação sexual das pessoas LGBT.

“Ninguém precisa ser corrigido. As práticas de conversão devem parar”, afirmou ela à AFP durante a apresentação dessa estratégia, a primeira iniciativa europeia do gênero.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.