GAY BLOG BR by SCRUFF

Fundado em 2014, o aplicativo de namoro online Bumble, conhecido por ser um dos preferidos para encontros de mulheres lésbicas e bissexuais, está tomando medidas para ampliar seu público e passou a incluir também pessoas não binárias. Além disso, a empresa anunciou que está introduzindo uma mudança na plataforma Bumble BFF, passando a permitir que os membros se conectem com usuários de todos os gêneros em sua plataforma. O Bumble conecta pessoas através de namoro (Bumble Date), amizade (Bumble BFF) e networking profissional (Bumble Bizz).

Whitney Wolfe Herd, fundadora e CEO da Bumble Inc
Whitney Wolfe Herd, fundadora e CEO da Bumble Inc – Divulgação

“Fomos fundados com a intenção de empoderar as mulheres e queremos criar um ambiente inclusivo onde todos possam ser eles mesmos”, disse Whitney Wolfe Herd, fundadora e CEO da Bumble Inc. “Como parte dessa missão, é importante que continuemos a atualizar nossa plataforma para ajudar a criar uma comunidade inclusiva onde todos possam se sentir confortáveis – esteja você procurando uma conexão romântica no Bumble Date ou um novo amigo no Bumble BFF”.

O Bumble funciona de modo semelhante ao Tinder, com a diferença de oferecer às mulheres o poder exclusivo de dar o primeiro passo após o “match” em interesses heterossexuais. Caso seja um relacionamento gay, qualquer um dos dois pode mandar a primeira mensagem. Segundo a própria Whitney Wolfe, a ideia é ser um “aplicativo de encontro feminista”.

“Quando eu criei a Bumble, eu o fiz porque vi um problema que eu queria resolver. Era 2014, mas com tantas mulheres inteligentes e maravilhosas na minha vida ainda esperavam os homens pedirem para elas saírem, pegarem seus números de telefone, ou iniciarem uma conversa em um aplicativo de relacionamento”, disse Whitney Wolfe Herd em uma carta aberta ao público.

“Com todos os avanços que as mulheres andaram fazendo em espaços de trabalho e empoderamento, as dinâmicas de gênero em romances e encontros ainda pareciam datadas. Pensei: como eu poderia mudar isso? E se as mulheres fizessem o primeiro movimento e enviassem a primeira mensagem?”, continua.

“Cerca de seis anos e incontáveis casamentos e nenéns depois, hoje somos uma comunidade com mais de 100 milhões de usuários em seis continentes. Celebramos mais de 1.5 bilhões de primeiros passos, e estamos apenas começando”, disse.

Bumble - Divulgação
Bumble – Divulgação

10 recursos do Bumble

O recurso de melhor foto: Um recurso secreto que ajuda a obter mais “swipes” é o recurso de melhor foto, que silenciosamente ajuda os usuários a decidir qual foto deve ser a principal. O aplicativo vê as três primeiras fotos que um usuário seleciona em seu perfil e, em seguida, escolhe a melhor para exibir como sua imagem principal. O aplicativo escolhe essas fotos com base em quais fotos provavelmente receberão mais curtidas e exibe essa foto primeiro.

Jogos noturnos: O recurso “Night-In” do Bumble é uma maneira divertida de os parceiros em potencial se conectarem. Após o match, os usuários podem clicar no ícone Night-In na caixa de bate-papo, que permitirá configurar o encontro virtual na sala de jogos. Eles podem então escolher entre curiosidades e outros jogos para jogar no bate-papo por vídeo para ter uma noite agradável. Mesmo com os locais reabrindo para encontros presenciais, essa ainda é uma maneira ótima e segura maneira de conhecer alguém.

Mensagens de vídeo: Além do recurso de mensagens de áudio que o Bumble incluiu em sua caixa de bate-papo para os usuários, as mensagens de vídeo agora fazem parte dos recursos disponíveis para a comunicação. Isso significa que os usuários podem enviar pequenos trechos de vídeo um para o outro para “quebrar o gelo”. Para mais fofura, os usuários podem usar cinco filtros do Snapchat e até mesmo alterar o plano de fundo dos vídeos para uma fogueira sob as estrelas ou um passeio de gôndola veneziana por exemplo.

Selos de interesse: É difícil projetar qualquer personalidade de forma eficaz através de um perfil online, e nisso os selos de interesses podem ajudar. Os usuários podem exibir alguns deles em seus perfis e há mais de 150 interesses para escolher. Isso inclui hobbies, atividades esportivas, programas favoritos, músicas e livros para as pessoas visualizarem e se identificarem. Todo mundo procura pessoas com os mesmos interesses, e esses selos tornam isso mais muito fácil.

O recurso Spotlight: A versão Premium do aplicativo conta com alguns recursos bastante interessantes para o usuário, um deles é o e o Spotlight. Uma vez por semana, os usuários Premium podem optar por estar no “Destaque”, o que os coloca no topo da pilha de visualizações por 30 minutos. A melhor parte é que o Spotlight é anônimo e ninguém sabe quando o usuário está utilizando ou não. Embora isso não possa garantir que uma pessoa em específico veja o perfil, esse destaque abre mais possibilidades de matchs e bons encontros.

Modo de navegação anônima: Muitos usuários concordam que o modo de navegação anonima disponível para a assinatura premium é a melhor vantagem do upgrade. Esse recurso é ótimo para segurança e anonimato; os usuários podem optar por usar o modo de navegação anônima quando não quiserem ser vistos por todos no aplicativo. Dessa forma, apenas as pessoas que o usuário curtiu podem ver o perfil. Estar em aplicativos de namoro levanta várias preocupações sobre segurança, uso de fotos e privacidade, com essa ferramenta isso já não é mais um problema.

Uso de IA na filtragem de fotos: Ninguém gosta de fotos não solicitadas e inadequadas, e o aplicativo resolveu esse problema com ajuda da IA. O Bumble permite a troca de fotos, mas essas fotos são escaneadas pela Inteligência Artificial que consegue detectar se se trata de algum tipo de conteúdo explicito. Se for um, a imagem fica desfocada e os usuários recebem um aviso sobre o possível conteúdo da imagem. Eles podem então escolher se desejam vê-lo ou não.

Os GIFs: Esse recurso é comum em muitos aplicativos, mas seu uso é geralmente subestimado. Há uma grande parte de usuários que são socialmente desajeitados ou introvertidos, e a ideia de dar o primeiro passo é extremamente assustadora. Os GIFs são fofos e engraçados e uma ótima maneira de aliviar a pressão de alguém que está dando o primeiro passo com um novo par. Eles também fornecem muito mais material para conversas e têm sido um salva-vidas para muitos usuários.

Perguntas para “quebrar o gelo”: O Bumble adora usar perguntas pré-elaboradas para ajudar a “quebrar o gelo”, é possível ler as respostas no perfil de cada usuário. Há também outro conjunto de perguntas que está disponível na caixa de bate-papo para as pessoas enviarem, e as respostas só serão visíveis quando ambas as partes as responderem. Isso diminui a pressão de dar a resposta “correta” ou adaptá-la à resposta da outra pessoa. Pode parecer uma alteração pequena, mas pode ser um recurso transformador para deixar a conversa mais fluida e honesta.

Gênero e preferências: Outro recurso bem interessante do Bumble foi pensando para melhorar a experiência de pessoas não-binárias na plataforma, expandindo suas oportunidades de se conectar enquanto procuram namoro ou amigos no app. Bumble agora conta com uma seleção expandida de opções de gênero e orientação sexual que o usuário pode escolher. Essa mudança foi feita, em parte, para apoiar melhor a comunidade LGBTQIA+ do Bumble. A empresa também anunciou que está introduzindo uma mudança na plataforma Bumble BFF, que permitirá que os membros se conectem com usuários de todos os gêneros em sua plataforma de busca de amigos. Anteriormente, o Bumble BFF limitava-se a encontrar apenas amigos do mesmo sexo.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"