São Paulo optou por um réveillon sem barulho pirotécnico. Sobretudo ali na Vila Olímpia, onde fica a sede do Facebook Brasil. A atitude da Prefeitura, muito elogiada na Avenida Paulista, teve como objetivo poupar os animais de estimação de barulhos desagradáveis. A do Facebook Brasil também, só que um tanto mais preocupada em evitar os latidos dos animais que frequentam a plataforma online.

GAY BLOG BR by SCRUFF

facebook mark lgbt
Facebook já foi mais tolerante. Foto: reprodução/O POVO Online

Não passou ao vivo na TV, mas o primeiro dia de 2019 foi marcado pela posse de Políticas anti-LGBT+ na bolha social de Zuckerberger; diretrizes que, inclusive, já vêm sendo ensaiadas há pelo menos um ano por ministros de suas filiais. Hoje, 01/01, recebemos uma notificação afirmando que um link postado em nossa fanpage estava sendo retirado por motivos de ~SPAM~. E sim, que estamos bloqueados por tempo indeterminado.

Um spam jamais seria feito sem objetivo de retorno qualquer, Zuckerberg!
Crlh, Zuckerberg! Tanta desculpa para inventar e você diz que foi SPAM! É verdade este bilete.
Foi com uma notificação assim que Maysa teve a ideia de cantar
Foi com uma notificação assim que Maysa teve a ideia de cantar “Meu Mundo Caiu”

Surprised, but not disappointed

A política de boa vizinhança na plataforma sequer foi cogitada no mês do Orgulho LGBT+. Não houve força nem para hastear a bandeira arco-íris virtual no avatar; quanto menos inserir a estimada reação “proud” no posts.

Obviamente, fingir tolerância não foi tão necessário em junho, já que em março haviam desabilitado a segmentação de anúncios por orientação sexual sem qualquer motivo plausível, prejudicando inclusive organizações que oferecem serviços para a comunidade LGBT+: como exemplo o Trevor Project, serviço de ajuda sem fins lucrativos com foco na prevenção de suicídios de jovens gays.

Aqui, da internet tupiniquim, o gay.blog.br teve a primeira sentença em abril. Um bloqueio de 30 dias que não permitia nem curtir a foto do crush. O motivo? A publicação desta imagem abaixo na fanpage:

Poha, Mark! Esta foto que é um repost do #ooocio.cafe?
Poha, Mark! Esta foto que é um repost do @ooocio.cafe?

Segundo o Facebook Brasil, essa caneca representa um ~discurso de ódio~:

Discurso de ódio só que ao contrário
Discurso de ódio só que ao contrário

Tentamos até contestar com o suporte técnico, mas o último contato foi este:

Um suporte preocupadíssimo com a situação

A tréplica deste e-mail veio via contato telefônico de um número não identificado, de um funcionário que parecia ter dito internamente que sabia falar pajubá fluentemente para explicar que a remoção da foto não tinha que ver com diretrizes anti-LGBT+ da empresa. “Até porque eu sou gay” – disse a POC, sem nunca ter sido questionado por nós sobre o que ele curtia na cama.

Vida que segue, já que o Facebook tem até alguns funcionários que são gays também. Ou  pelo menos tinha em 2018.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

3 COMENTÁRIOS