Tóquio inaugurará este ano uma “Pride House” para conscientizar e debater sobre os direitos relacionados a comunidade LGBTQIA+ durante os Jogos Olímpicos, mas funcionará de forma permanente. De acordo com os organizadores, a Pride House será a primeira do gênero da capital japonesa a ter o apoio do Comitê Olímpico Internacional.

GAY BLOG BR by SCRUFF

“A Pride House Tokyo visa educar o mundo e também o Japão sobre as dificuldades que a comunidade LGBTQ tem de praticar e desfrutar de esportes. Também quer ajudar a criar um espaço seguro para a comunidade” – diz o comunicado no site oficial.

Comitê de Jogos de Tóquio abrirá espaço LGBT: "Ainda estamos atrasados em relação a outras nações"
Comitê de Jogos de Tóquio abrirá espaço LGBT: “Ainda estamos atrasados em relação a outras nações” – Reprodução

O objetivo do Pride House é avançar nas questões LGBTQIA+ no Japão, pois segundo o presidente de uma das organizações que apoiam o projeto, Gon Matsunaka, o país asiático está bem atrás de outros países:

“Muitas pessoas podem pensar que o Japão é um defensor dos direitos humanos, mas não existem leis que protejam os LGBTQ+. A sociedade está repleta de preconceito, discriminação e assédio. Embora seja para área esportiva, também esperamos que a Pride House possa ajudar a mudar a sociedade como um todo”.

A ideia original era que a Pride House Tokyo fosse aberta em 2021, após as paraolimpíadas de 2020. Porém, os planos foram mudados após uma pesquisa com os jovens LGBTQ do país que mostrou que há uma urgência em atender esse público independente da orientação sexual ou identidade de gênero.

A Pride House terá sua abertura no dia 11 de outubro até o dia 31 de dezembro de 2020 como parte do comitê organizador de Tóquio 2020, disseminando informação sobre os LGBTQIA+ e os esportes, educação e cultura, com eventos online e offline.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".