GAY BLOG BR by SCRUFF

LUTO NA LUTA – FALECIMENTO DE MÁRCIO MARINS

É com muita tristeza e pesar que comunicamos o falecimento do grande ativista e militante da causa LGBTI+, Márcio Marins, por volta de 1 hora da manhã hoje (24/04), no Hospital de Clínicas em Curitiba, após vários meses de luta contra a Avi 1.

Márcio Marins era natural da cidade do Rio de Janeiro e há 30 anos atrás já militava no Grupo Atobá naquela cidade, um dos mais antigos grupos do Brasil à época. Em 2005 se mudou para Curitiba e passou a integrar a Associação Paranaense da Parada da Diversidade, estando desde então sempre à frente da organização da Parada na cidade de Curitiba.

Também fundou o Dom da Terra AfroLGBTI e foi integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana. Também foi carnavalesco premiado na cidade de Curitiba.

Márcio também atuava na Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Estava afiliado à Partido Comunista do Brasil e já concorreu como candidato nas eleições estaduais do Paraná de 2018. Era vice-presidente da UNA LGBT do Paraná.

Exercia um papel muito atuante no Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná e por dois mandatos era Conselheiro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná.

Que sua garra continue nos/nas ativistas e militantes de Curitiba, do Paraná e do Brasil.

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir aos orixás que lhe iluminem e deem paz, conforte à sua família, amigos, colegas, para enfrentar essa imensurável perda.

Que descanse em paz.

Deixamos nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.

Assinam:

Associação Paranaense da Parada da Diversidade
Dom da Terra AfroLGBTI
Grupo Dignidade
Aliança Nacional LGBTI+
Centro Paranaense da Cidadania

O marido Márcio Martins, o Igo Martins, deixou uma publicação agora há pouco alguns links onde podemos ver o trabalho do Márcio:

View this post on Instagram

#Luto Há um ano ele sepultava sua mãe e hoje, infelizmente, Márcio Marins fez sua passagem no Hospital de Clínicas em Curitiba. Sinto uma dor incomensurável, dor que não é aliviada mesmo com as boas lembranças que tenho dele durante 15 anos de convivência. Perdi um grande amigo, companheiro, irmão e conselheiro. Perdemos todos e todas um incansável defensor de direitos humanos, cenógrafo, carnavalesco e antifascista. Eu sugiro aqui links de três documentários com a participação do Márcio, “Basta um dia” apresenta fortes imagens de quando ele apoiava na liberação de corpos e no sepultamento de mulheres trans mortas em uma chacina no Rio de Janeiro. Nos outros dois é apresentado sua resistência contra as ameaças e perseguições que sofria por defender direitos humanos. (links no fim do texto) *Estou em Roraima. No inicio da pandemia adiei minha ida á Curitiba e infelizmente não tive êxito no embarque nos últimos dias em razão do cancelamento de voos em Boa Vista. Desde ontem busco por opções para chegar ao Paraná, sem sucesso*. Agradeço a solidariedade de todas e de todos vocês, neste momento de isolamento social sinto falta dos abraços de todas as pessoas amigas. Márcio da Silveira Marins * 16 de julho de 1972 + 24 de abril de 2020 LINKS BASTA UM DIA https://youtu.be/SZgFidcB1ps DEFENSORXS – https://youtu.be/X_gxCceNqBA NA LINHA DE FRENTE – https://youtu.be/-w9Mqygq_sk

A post shared by IGO MARTINI (@igomartini) on

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.