GAY BLOG BR by SCRUFF

Após o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (36) ter ganhado destaque na imprensa e nas redes sociais por se declarar gay, internautas começaram a afirmar que a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) é lésbica e que merecia mais destaque que o gaúcho.

Internautas tiram governadora Fátima Bezerra do armário após declaração de Eduardo Leite
Reprodução

Bezerra nunca se pronunciou oficialmente sobre sua orientação sexual, ainda que sempre tenha defendindo a pauta LGBTQIA+. Neste dia 2 de julho, por exemplo, a governadora realizou uma visita ao Ambulatório LGBT+ na Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O equipamento de saúde é o primeiro a funcionar na linha de ação integral em saúde à população LGBTQIA+ do estado.

Antes de ser governadora, a oposição sempre se referia a ela com insinuações homofóbicas para desmoralizá-la quando tentava a prefeitura de Natal.

Governadora Fátima Bezerra se pronuncia sobre sua orientação sexual

FÁTIMA

Filha de Severino Bezerra de Medeiros e de Luzia Mercês do Amaral, Fátima Bezerra nasceu em Nova Palmeira, na Paraíba, mas mudou-se para Natal, no Rio Grande do Norte, ainda adolescente.

Em 1980, formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),tornando-se, logo em seguida, professora da rede pública na prefeitura de Natal e no governo estadual.

Além disso, foi vice-presidente (1980-1982) e presidente (1982-1985) da Associação dos Orientadores Educacionais, secretária-geral da Associação dos Professores (1985-1987), secretária-geral (1989-1991) e presidente (1991-1994) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, todos no estado do Rio Grande do Norte.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos: em 1994, com 8 347 votos; e em 1998, com 30 697 votos.

Durante o tempo em que permaneceu na Assembleia Legislativa potiguar (ALRN), foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior.Também representou o Poder Legislativo potiguar no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e no Conselho Estadual do Meio Ambiente. Ainda como parlamentar, foi delegada na IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Beijing, 1995) e no I e II Fórum Social Mundial (Porto Alegre, 2001 e 2002), e participou do Encontro Internacional em Solidariedade às Mulheres Cubanas (Havana, 1998).

Além disso, nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008, Fátima Bezerra foi candidata à prefeitura municipal de Natal, perdendo, respectivamente, para Wilma de Faria (duas Vezes), Carlos Eduardo Alves e Micarla de Sousa, até que, no ano de 2012, desistiu de concorrer ao cargo e lançou a candidatura de Fernando Mineiro (PT), que também perdeu o pleito em 2012 e 2016.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"