GAY BLOG BR by SCRUFF

Há décadas coroada como “Rainha dos Baixinhos”, a apresentadora Xuxa Meneghel agora é eleita como “Aliada LGBT+”. Com 37% do voto popular, Xuxa venceu o Poc Awards 2020 na categoria destinada a pessoas que não são LGBTQIA+, mas que defendem fortemente a causa.

Xuxa: A Aliada no Poc Awards
Troféu “Poc Awards 2020” – Reprodução

A indicação da gaúcha na categoria foi por seu posicionamento, em maio de 2020, contra Jair Bolsonaro. Na época, Xuxa aderiu à campanha #somos70porcento, hashtag lançada após o resultado da pesquisa Instituto Datafolha, onde apontava que 70% dos brasileiros rejeitam a aproximação de Bolsonaro ao Centrão; 70% acham Bolsonaro Péssimo/Ruim/Regular70% apoiam medidas de isolamento e que mais de 70% sabem que a terra é redonda.

Pelo Instagram, para seus mais de 11 milhões de seguidores, a apresentadora postou uma foto de seu troféu e agradeceu ao som de um de seus maiores hits, “Arco-íris”:

Reprodução: Instagram @xuxameneghel
Reprodução: Instagram @xuxameneghel

Confira a lista completa dos vencedores do Poc Awards 2020 neste link.

De Santa Rosa para o mundo

Xuxa começou a carreira em 1979, aos 16 anos. No início dos anos 1980, foi capa de mais de 80 revistas, principalmente da editora Bloch. Em 1983, aos 20 anos, estreou como apresentadora no programa Clube da Criança da extinta TV Manchete. Três anos depois, ela migrava para a TV Globo, surgindo assim o Xou da Xuxa, marcando uma geração de crianças e adolescentes na época. Depois vieram diversos outros programas que apostavam em um público mais adolescentes e quadros musicais, como o Xuxa Hits no ápice da Eurodance no Brasil. 

No início dos anos 1990, Xuxa apresentou programas de TV no Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos, alcançando cerca de 100 milhões de telespectadores. Como cantora, lançou 35 álbuns cuja vendagem ultrapassou mais de 50 milhões de cópias, sendo considerada uma das artistas recordistas em vendas de discos no mundo. O terceiro vinil (LP)  foi considerado o disco infantil mais lucrativo de todos os tempos pela Guinness World Records.

No cinema, Lua de Cristal (1990), foi também sua maior bilheteria, vendendo 4,1 milhões de ingressos, sendo um dos filmes brasileiros mais assistidos. De acordo com a publicação americana Forbes, em 1991 e 1993, Xuxa foi uma das celebridades mais bem pagas do mundo, tornando-se a primeira latino-americana a entrar na conceituada lista.

Preocupada com o aumento da exploração e abuso infantil, Xuxa encontrou-se com o então presidente Lula em 2007, para lançar a campanha nacional Não Bata, Eduque!, contra os castigos físicos em crianças.

Em 2010, ela foi convidada pelo presidente nacional do SESI, Jair Meneguelli, para ser madrinha nacional da campanha contra exploração sexual de jovens. O projeto chamado “Vira, vida” atende meninos e meninas de 16 a 21 anos que viveram em situação de violência. A rainha dos baixinhos também é madrinha da Campanha ‘Carinho de Verdade’, que busca conscientizar a sociedade sobre o problema do abuso sexual de crianças e adolescentes.

Em 2015, após 29anos de TV Globo, Xuxa migra para a TV Record, onde apresentou alguns programas de formatos diferentes e em horário nobre, com um dos maiores salários da emissora do bispo Macedo.

Em 2020, em prol do combate da Pandemia de COVID-19, Xuxa doou um milhão de reais ao Sistema Único de Saúde (SUS) e trezentos mil sabonetes para pessoas carentes de São Paulo e Rio de Janeiro. No mesmo ano, declarou que vai doar os lucros de seus novos livros para a Aldeia Nissi, na Angola, e para instituições de animais abandonados. O patrimônio líquido da apresentadora e empresária era estimado em 2019 em R$ 4 bilhões de reais, sendo assim uma das mulheres mais ricas do país.

Xuxa fez aproximadamente 20 filmes, incluindo os que atuou com Os Trapalhões, além de 16 turnês desde 1986.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.