GAY BLOG BR by SCRUFF

A Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Diversidade Sexual do Município do Rio, em parceria com o Grupo Arco-Íris, lançaram na última sexta-feira (29/01), no Museu do Amanhã, o projeto “Transportar para o Amanhã“.

Projeto Transportar para o Amanhã foi lançado no Museu do Amanhã - Fernando Maia / Prefeitura do Rio
Projeto Transportar para o Amanhã foi lançado no Museu do Amanhã – Fernando Maia / Prefeitura do Rio

A iniciativa tem como proposta o acolhimento institucional e o trabalho social de capacitação profissional e inclusão produtiva às pessoas LGBT+ em situação de rua, realizado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, educadores sociais, pedagoga e supervisores de projeto. A parceria do projeto envolve também o Museu do Amanhã, onde os cursos de capacitação profissional serão realizados às sextas-feiras de 2021.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, “a importância é a de construir um programa juntos para que as pessoas trans tenham um futuro de qualidade, mesmo depois de viver a dura experiência de situação de rua”.

“O projeto Transportar para o Amanhã pretende achar o melhor caminho para que as pessoas que hoje estão no nosso abrigo amanhã não estejam mais, que possamos dar sustentabilidade e ensinar empreendedorismo a elas” – disse Laura Carneiro – “A participação do Grupo Arco-Íris me dá a sensação de que é a partir da sociedade civil que a gente pode reorganizar o nosso setor” – continuou.

Erick Witzel, assessor da Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro, disse que o dia deveria ser comemorado todos os dias.

“Estou nesse processo há pouco tempo, de trabalhar com pessoas em situação de rua, e aprendo com elas todos os dias.” – disse.

A presidente da ONG Pela Vida, a advogada Maria Eduarda Aguiar, que também participou do evento, também deu seu depoimento: “Eu nunca estive em situação de rua, mas em 2019 me vi numa depressão muito severa. Estava passando por dificuldades financeiras e encontrei a ONG Arco-Íris. Lá fiz cursos, como de costura, e consegui dar a volta por cima” – relembrou.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"