Este artigo também está disponível em:
English
Após dizer que a vacina contra Covid-19 pode transformar a pessoa em jacaré, Jair Bolsonaro leu em sua live do dia 21 de outubro de 2021 supostos relatórios oficiais do governo do Reino Unido que sugerem que as pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19 desenvolvem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é falso. As informações são do G1.
Bolsonaro partilhando fake news de que vacinados contra a Covid desenvolvem AIDS. Aí fica difícil demais. Qual o limite desse ser das trevas? pic.twitter.com/0jHTWZaTSO
— Anonymous (@AnonNovidades) October 23, 2021
A mensagem, colocada no site conspiracionista beforeitnews.com, diz: “Uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”.
O G1 procurou o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, e este afirmou que a publicação é de um site que propaga “fake news”. Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.”
Segundo a mestre em imunologia pela USP e doutora em biociências e fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá e professora titular na Universidade Paulista, Letícia Sarturi, aponta inconsistências no texto.

“O artigo fala de uma possível redução de imunidade e degradação do sistema imune, que é por uma possível deficiência, mas ele não fala em nenhum momento como se chegou àqueles resultados. Em nenhum momento você tem como foi medida a porcentagem da imunidade. Porque a gente não mede a porcentagem da imunidade.
“Na imunologia, a gente pode medir o título de anticorpos, ou seja, quantos anticorpos estão sendo produzidos. Você pode medir a resposta imunocelular pela quantidade de células TCD8 e TCD4 que são direcionadas contra os vírus. Você consegue medir isso, fazer contagem de quantas células tem, você consegue titular o nível de anticorpos que o paciente tem. Então, você consegue fazer esse tipo de coisa em uma pesquisa. Mas você não consegue dar uma porcentagem de imunidade, porque imunidade é uma coisa muito subjetiva.
Então, você não tem como falar: ‘Essa pessoa tem tantos por cento de imunidade’. Você pode aferir alguns parâmetros do sistema imune, você pode aferir a imunidade celular pela quantidade de células que respondem. Você pode aferir a imunidade humoral pelo nível de anticorpos que há ali no organismo, mas não tem como calcular o percentual de imunidade. Isso é bem absurdo. O texto não fala em nenhum momento como isso foi calculado, qual a metodologia que foi usada para chegar a uma porcentagem. Ainda mais essa perda semanal de imunidade, isso é bem estranho”, diz.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] post Bolsonaro diz acreditar em fake news que vacinados desenvolveram AIDS apareceu primeiro em GAY BLOG BR […]