GAY BLOG BR by SCRUFF

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, está trazendo trajetórias, fotos e ilustrações de pessoas que fazem parte da história da luta pela garantia dos direitos da população LGBTQIA+ como forma de homenagear o Mês do Orgulho, comemorado em junho.

Intitulada “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito”, a exposição, que conta com curadoria de Maurício Coutinho, apresenta ao público desde a comemoração dos 20 anos da Lei estadual 10.948/2001, que criminaliza a homofobia e transfobia, até as conquistas como direito à união estável, ao uso do nome social e à doação de sangue por homossexuais.

Entre os homenageados estão Salete Campari; Lili Vargas, com 71 anos, eleita Embaixatriz das Trans; Alberto Silva, diretor da Casa Florescer de acolhimento de transexuais e travestis, Silvetty Montilla, ator, humorista e considerada a maior drag queen do país e Leão Lobo, jornalista, ator, e um dos maiores defensores da causa LGBTQIA+, criador do bordão “Dignidade Já”.

O artista Luciano Meskita fez uma reinterpretação das imagens, criando “cartuns pop” para homenagear as pessoas citadas. A mostra tem ainda a consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça, especializada na questão LGBTQIA+.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro, o tema exige atenção. “Nossas estações são mais que um lugar de passagem, e podemos contribuir para dar visibilidade a essas importantes conquistas e sensibilizar para o respeito à diversidade”, afirma.

Junho é o mês mundialmente conhecido como o momento de celebrar a luta contra a discriminação e a garantia dos direitos de cidadania dos gays, lésbicas, travestis e transexuais – em 28 de junho é lembrada a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York. Naquela data, a comunidade se posicionou contra uma série de invasões da polícia ao bar Stonewall, frequentado predominantemente por homossexuais, que sofriam represálias por parte das autoridades.

Serviço:

  • Exposição “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito” – Linha 4-Amarela
  • Estação Paulista – de 3 a 30 de junho
Divulgação
Divulgação

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO