GAY BLOG BR by SCRUFF

Integrantes do Programa Transcidadania, iniciativa municipal que oferece auxílio financeiro, cursos de capacitação, apoio psicológico e legal a pessoas trans na cidade de São Paulo, contam um pouco de suas histórias e mostram seus rostos na exposição “Luz e Sombra”, realizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô.

Ao todo, são 20 fotografias, de mulheres e de um homem trans, feitas pelo fotógrafo Piti Reali, que podem ser vistas até o final de junho na Estação São Paulo-Morumbi e, em julho, na Estação Fradique Coutinho.

“São histórias muito tocantes, que mostram o quanto precisamos melhorar em termos de respeito à diversidade. O preconceito e a transfobia afetam demais a vida destas pessoas, e trazer esta realidade à luz deixa claro o quanto é necessário lutar contra isso”, afirma Cássio Rodrigo coordenador de políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC).

Os participantes do ensaio foram escolhidos entre os quatro centros de CidadaniaLGBTI da cidade, responsáveis pelo acompanhamento do programa. “A população trans é um dos grupos sociais mais vulneráveis da cidade, seja à violência, à discriminação ou ao preconceito que o machismo e a transfobia exercem ainda nos dias de hoje”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

“Essa mostra é um exemplo de como o acolhimento é capaz de transformar vidas”, completa Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

Exposição em estações da Linha Amarela de metrô de SP celebra os direitos das pessoas trans
Exposição em estações da Linha Amarela de metrô de SP celebra os direitos das pessoas trans – Divulgação

Piti Reali

Nascido e criado no bairro da Bela Vista, 48 anos de idade, Piti Reali tem uma relação muito intensa com a cidade de São Paulo. Fotógrafo profissional há 25 anos, exerce a profissão com paixão, particularmente por retratos, pois acredita que revelam muito mais do que uma simples imagem. “A fotografia tem um potencial transformador, e, sabendo as histórias dos participantes neste ensaio, é impossível não me comover com tudo que passaram. Essa luta contra o preconceito fica impressa de alguma forma, nos olhos e na alma das pessoas. Quando soube da proposta me engajei e tive a sorte de ser escolhido para materializar a transformação que o Programa Transcidadania proporciona”, diz o autor das fotos.

“Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito”

A ViaQuatro também está com outra exposição neste Mês do Orgulho, intitulada “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito”. A exposição, que conta com curadoria de Maurício Coutinho, apresenta ao público desde a comemoração dos 20 anos da Lei estadual 10.948/2001, que criminaliza a homofobia e transfobia, até as conquistas como direito à união estável, ao uso do nome social e à doação de sangue por homossexuais. Saiba mais neste link.

Serviço

Expo “Luz e Sombra” – Linha 4-Amarela
Estação São Paulo Morumbi – até 30 de junho
Estação Fradique Coutinho – de 3 a 31 de julho

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO