GAY BLOG BR by SCRUFF

As taxas de transmissões de HIV entre pessoas heterossexuais na Escócia estão mais altas do que entre homens gays e bissexuais, pela primeira vez em uma década. Os dados foram divulgados no último 26 de setembro pela Public Health Scotland, o órgão nacional de saúde pública do país britânico.

Embora o HIV seja comumente associado à comunidade LGBTQIA+ e frequentemente usado para perpetuar discursos homofóbicos, os dados revelam uma mudança nas estatísticas. O HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana, que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), afetando o sistema imunológico, responsável por defender o organismo contra doenças, e também capaz de alterar o DNA das células e se replicar.

Número anual de primeiros diagnósticos de HIV por modo de aquisição na Escócia, 2013–2022 - Reprodução/Public Health Scotland
Número anual de primeiros diagnósticos de HIV por modo de aquisição na Escócia, 2013–2022 – Reprodução/Public Health Scotland

De acordo com o estudo, 42% dos novos diagnósticos de HIV na Escócia no ano passado foram feitos em pessoas heterossexuais, em comparação com 29% entre homens gays e bissexuais.

Além disso, os índices de diagnóstico tardio foram ligeiramente mais altos em heterossexuais, o que indica que os danos ao sistema imunológico podem já ter ocorrido. No total, 27% das pessoas que adquiriram o HIV por meio de relações heterossexuais foram diagnosticadas em estágios tardios, enquanto homossexuais e bissexuais somaram 23% dos diagnósticos com atraso.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

A instituição de caridade britânica Terrence Higgins Trust (THT), que faz campanhas e fornece serviços relacionados ao HIV e à saúde sexual, observou que, embora homossexuais e bissexuais sejam os mais afetados pelo HIV em relação ao tamanho da população, houve uma redução nas novas transmissões nessa comunidade, devido ao sucesso de intervenções como a profilaxia pré-exposição (PrEP), um medicamento que pode prevenir a contração do vírus.

NO BRASIL

No Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS) atualizado em dezembro de 2020, aponta que 283.756 brasileiros adquiriram HIV entre 2007 e 2020 através de relações sexuais. Do sexo masculino, 102.064 são homossexuais, 19.005 são bissexuais e 73.554 são heterossexuais. Do sexo feminino, 89.133 são heterossexuais.

Ao total, no período de registro oficial (2007 a 2019), 121.069 dos que contraíram HIV através do sexo são HSH (homens que fazem sexo com homens) e 162.687 são heterossexuais. Em proporção, 57,33% dos brasileiros que adquiriram HIV através de relações sexuais são heterossexuais.

57,33% dos brasileiros que adquiriram HIV através de sexo são heterossexuais




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente