GAY BLOG BR by SCRUFF

Na segunda-feira, dia 29 de junho, o Jornal da Cultura resolveu encerrar a edição ao som da música “Believe” da cantora Cher. A iniciativa veio para homenagear o Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no domingo, dia 28 e também exibiu uma reportagem contando a história da data. As informações são do Na Telinha.

A cantora Cher também resolveu estrear no TikTok e, em seu primeiro vídeo na rede, parabenizou a comunidade LGBTQIA+ pelo Mês do Orgulho.

Em 2019, a polícia de Nova York veio a público pedir desculpas pelo episódio de Stonewall Inn, já que a violenta batida policial no bar em Nova York, no ano de 1969, é considerado o “estopim” como um marco no movimento pelos direitos dos LGBT+. Nosa dias seguintes, uma série de mobilizações reuniu milhares de pessoas em diferentes pontos da cidade e, um ano depois, em memória ao episódio, uma multidão marchou do bar até o Central Park, vindo daí a primeira “Parada do Orgulho” dos Estados Unidos, consagrando o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Até então, as autoridades policiais se recusavam a admitir que o comportamento dos policiais e a invasão em si não se justificavam, deixando uma desconfiança ao longo dos anos entre a polícia e os defensores da causa.

Após 50 anos do episódio, pela primeira vez foi feito pedido oficial de desculpas em nome do Departamento de Polícia de NYC pelas ações dos policiais durante a batida em Stonewall. James P. O’Neill, encarregado do NYPD, disse em um evento que “as ações tomadas pelo Departamento de Polícia de Nova York estavam erradas – simples assim”.

Em nome dos funcionários do Departamento de Polícia, incluindo o próprio O’Neill, o delegado ofereceu o pedido formal de desculpas pelo culpa que negaram por anos:

“Acho que seria irresponsável passar pelo mês do Orgulho LGBT e para não falar dos eventos no Stonewall Inn em 1969. Eu sei o que aconteceu não deveria ter acontecido. As ações e as leis eram discriminatórias e opressivas e, por isso, peço desculpas”, disse O’Neill em 2019.

Jornal da TV Cultura abre exceção e encerra com “Believe” da Cher
Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"