A origem do meme ‘teile e zaga’

O hit começou através de uma brincadeira de Alcione Alves, estudante de engenharia na cidade de Recife e considerada 'rainha das narrações'.

Foi no final de julho, mais especificamente no dia 30, que um vídeo começou a circular pelos smartphones do nosso Brasilzão. A narração da estudante pernambucana Alcione Alves (29) para a coreografia de Yrlan Souza provavelmente foi o melhor meme em tempos tempos polarizados pré-eleições. “Modelo abusada. Quicada lateral. Movimento confuso. E zaga! E teile!”

View this post on Instagram

2018 e ainda não consigo fazer #teile e #zaga 😬

A post shared by gayblogbr (@gayblogbr) on

Em entrevista para UOL, Alcione explica o que significam as palavras: “Teile é quando você dá uma empinada bruta na bunda. Zaga é quando desce e empina de lado. Laga… Ah, não vou conseguir te explicar sem mostrar”, ri. A propósito, o movimento “laga” lembra o quadradinho: uma rebolada bem acentuada.

Na novela ‘Segundo Sol’ (TV Globo), que foi ao ar nesta quinta-feira (27), após Karola, personagem de Deborah Secco ter sido desmascarada, Ícaro (Chay Suede) se valeu de ‘teile e zaga’ para concluir uma fala. Na cena, enquanto assistia a derrota da vilã, o filho de Luzia (Giovanna Antonelli), conversava com Laureta (Adriana Esteves) e comentou sobre o acontecimento. “Impressionante. Isso aí que é escândalo. Tem cunhado morto, Karola cachorrona, é zaga, é teile…”, disse.

Ainda em ascensão popular do meme, a banda baiana La Fúria, entrou em contato com Alcione para fazer uma música com seus bordões mirando o carnaval 2019. A cereja do bolo: o pessoal do FitDance criou uma coreografia para a música no dia seguinte ao lançamento.