GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

O júri elegeu a campanha publicitária “De Causo em Causo” da Shell como a vencedora da categoria “Pegue Meu Dinheiro” no POC AWARDS 2019. A propaganda veio da rede destinada ao público LGBTQIA+ da companhia, TRUEColors, visando promover ações que estimulam o debate.

O destaque entre uma das peças publicitárias é a história de Afrodite, uma mulher trans que tem uma vida com superações e muitos preconceitos.

“Desde criança, sempre me senti mulher. Perguntava a minha mãe por que meus seios não cresciam e ela dizia que homens não tinham seios. Nunca entendi por que nasci assim”. 

Reprimindo suas vontades e desejos, Afrodite exerceu profissões tipicamente associada aos homens, como cabo do exército e eletricista, e também casou duas vezes com mulheres e também teve uma filha.

Afrodite enfrentou muita discriminação da família (Foto: Alair Ribeiro / BBC Brasil)
Afrodite enfrentou muita discriminação da família (Foto: Alair Ribeiro / BBC Brasil)

Seus dois irmãos tiveram atitudes transfóbicas quando viram a Afrodite pela primeira vez, resultando em um boletim de ocorrência por injúria e difamação, além de ameaças de agressão. Curiosamente, o pai dela não fez nenhum tipo de comentário, e a filha e os sobrinhos a apoiaram.

Atualmente, Afrodite pretende fazer a cirurgia de redesignação sexual e chegar o mais próximo o possível de ser uma mulher.

A CAMPANHA DE CAUSO EM CAUSO

A TRUEColors tem diversas iniciativas feitas para estimular a interação dos funcionários da Shell com o público LGBTQIA+, como é o caso de trocar experiência com a instituição “Casinha”, que atende os LGBTQIA+ marginalizados pela sociedade.

“A nova campanha de Shell Rimula representa uma ligação mais próxima com o seu público. O produto não só cuida do motor e do caminhão, como também entende que os caminhoneiros têm outras necessidades específicas e enfrentam fantásticas jornadas pessoais. Dessa forma, nosso objetivo também é mostrar uma ótica mais humana, trazendo um lado inusitado e desconhecido dos profissionais que vivem nas boleias”, diz Carla Salgueiro, gerente de Marketing da Shell Lubrificantes.

“Conheço pessoas que se candidataram a vagas na Shell por causa do nosso perfil, porque se sentiram acolhidas e identificadas, além de receber o contato de várias empresas que querem entender melhor o que estamos fazendo e como podemos contribuir nesse sentido” – disse Yasmin Reis, analista financeira da Shell Brasil e presidente da rede LGBTQIA+ da empresa.

Os vencedores do POC AWARDS 2019!

POC AWARDS 2019

Confira os vencedores do POC AWARDS (alternativamente, veja a lista na revista Exame ou no Terra).

Prêmio do Júri – POC AWARDS 2019

POC DO ANO: Tarcis Duarte
ARTIVISTA DO ANO:Renata Carvalho
BOY MAGIA: Wanrley Cardoso, para 48 horas
QUE HINO: “Proibido o Carnaval” – Daniela Mercury e Caetano Veloso
MÚSICO POC BRASILEIRO: Renato Enoch, por “Recortes {b}”
PEGUE MEU DINHEIRO (publicidade):Shell – “De Causo em Causo”
UNICÓRNIO (startup): Jow Centro Automotivo
ATIVO 19 (iniciativa): Coordenação de Políticas para LGBTI da Prefeitura de SP

Menções Honrosas – POC AWARDS 2019

MANDA VÍDEO: Inritado, por Porta dos Fundos
GRANDE DIA: Criminalização da homotransfobia
ELAS QUE LUTAM (ativismo): Fábio Felix

Prêmio do Público – POC AWARDS 2019

POC DO ANO: Jesuíta Barbosa
CANCELAMENTO: “É a união de dois caras”
FANFIC (o pior enredo de ficção):Damares com “Frozer”
THE BOSH: Titi Müller com “a galera tá pedindo Anitta demais”
MELHOR AÇÃO PUBLICITÁRIA: Crivella promovendo a literatura LGBT+
GRANDE DIA:Radialista Luiz Gama demitido após comentário homofóbico
TEM LOCAL (turismo): San Francisco, promovido por SFTravel
O AUGE: Pabllo Vittar dando bronca nas colocadas em Salvador
ARTIVISTA: Laerte
BOY MAGIA:Max Souza, Mister Lins 2019
QUE HINO AmarElo” – Emicida, Majur e Pabllo Vittar
CHACOTA DO ANO: Eu mereci
MANDA VÍDEO (cinema): Bixa Travesty, por Linn da Quebrada, Kiko Goifman e Claudia Priscilla
MÚSICO POC BRASILEIRO: Jão
PEGUE MEU DINHEIRO (campanha):Governo da Bahia – “Aqui é Bahia, aqui é respeito”
INSULTO DO ANO: Cidadão de bem
UNICÓRNO (startup): Bicha da Justiça
ELAS QUE LUTAM (ativismo): David Miranda
ARTISTA DO ANO: Tabatha Aquino cantando Gloria Groove no metrô
ATIVO 19 (iniciativa do ano): Felipe Neto
CONTATINHO (plataforma de relacionamento): Grindr
AVANT GARDE (empreendedorismo): Suruba Beneficente, de Dedalos Bar
PERSONALIDADE DA MÍDIA:Kaíque Brito
KIT GAY (a maior ameaça que converte héteros em gay): Rodrigo Hilbert

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO