GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Artistas do mundo inteiro aderiram as mais variadas técnicas para tornar os dentes extremamente brancos, uma delas são as facetas de porcelana – fragmentos de porcelana aplicados na parte frontal dos dentes, como se fosse uma capa. Algumas vezes, é necessário fazer um desgaste do dente.

Para esclarecer a dúvida de alguns leitores, a coluna SCRUFF Responde convidou o cirurgião dentista Marcelo Andrade nesta semana, onde ele até comenta sobre a diferença entre “lente de contato dental” e facetas de porcelana.

foto
Reprodução

Quais cuidados uma pessoa usando facetas de porcelana deve ter além da escovação comum?

Além dos cuidados diários: escovação dentária, uso do fio dental e enxaguantes bucais, o paciente deve realizar consultas periódicas com o cirurgião dentista para avaliação e acompanhamento. As consultas preventivas são sempre a melhor medida para garantir a longevidade do tratamento e a manutenção da saúde bucal

É verdade que as facetas de porcelana podem causar sérios danos aos dentes, por exemplo, no esmalte?

Esta é uma dúvida recorrente acerca do procedimento. Primeiro precisamos entender a diferença entre lentes de contato e facetas, que nada mais é que a quantidade em milímetros de desgaste que será necessário realizar nos dentes para fixação do material. As lentes de contato são lâminas ultra finas com cerca de 0,2mm de espessura, onde preconiza-se o mínimo desgaste dos dentes, já as facetas possuem em média 0,7mm de espessura, ou seja, é necessário realizar um desgaste maior dos dentes. Por isso é importante uma avaliação profissional especializada para saber qual tratamento é o mais indicado de acordo com a condição bucal do paciente. Muitas vezes os tratamentos são associados (lentes de contato, facetas e até coroas totais – que recobrem todo o dente). Quando realizado com a técnica correta, o tratamento é seguro, eficaz e com mínimo risco de complicações ou danos aos dentes.

sorriso dos famosos
O ator Zac Efron – Reprodução

As facetas de porcelana precisam ser trocadas após um certo tempo? Existe o risco dela amarelar ou mesmo cair já que são placas coladas ao dente?

Não é possível precisar um tempo exato para substituição, podem durar anos. A durabilidade, vai depender da correta técnica executada pelo profissional e os hábitos do paciente. Se o mesmo possui o hábito de abrir garrafas com os dentes, roer unhas, morder canetas, pode acabar por diminuir a longevidade das lentes e/ou facetas e ocasionar fraturas e até a queda das mesmas. Por serem confeccionadas em porcelana, as lentes e facetas não escurecem, o que pode ocorrer são manchas extrínsecas que facilmente são removidas durante as consultas de rotina.  Ressalto ainda que se o paciente não possuir bons hábitos de higiene bucal, pode ocorrer infiltração entre o material e o dente e instalação da doença cárie.

Dr. Marcelo Andrade
Cirurgião Dentista, Pós Graduado em Odontologia Hospitalar e Pacientes com Necessidades Especiais – HC/USP

No Instagram: @dr.marceloandrade

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.